Projeto Fitomemórias produzido por Mariana Amorim, Mariana Menezes, Maryelle Santos e Lucca Pinneschi, sob orientação dos professores Daniel Malaguti, Fabio Lopez e Luciana de Sousa.
Projeto Fitomemórias
Desenvolvido em 2021 na disciplina DSG1006 do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio em parceria com o ICMBio, o projeto "Fitomemórias" é uma exposição interativa que une conhecimentos tradicionais e científicos sobre a flora do entorno do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), a ser realizada no Centro de Visitantes da sede de Teresópolis do parque, em diálogo com a exposição atual.
O projeto foi pautado no conceito da etnobotânica, ou seja, o "estudo das sociedades humanas [...] e suas interações ecológicas, genéticas, evolutivas, simbólicas e culturais com as plantas" (ALEXÍADES, 1996 apus QUINTEIRO, 2012).
Conceito da etnobotânica: "estudo das sociedades humanas [...] e suas interações ecológicas, genéticas, evolutivas, simbólicas e culturais com as plantas" (ALEXÍADES, 1996 apus QUINTEIRO, 2012).
A exposição é composta por três instalações interativas: Fitocatálogo, Lá em casa tem um pé e Meu dia no PARNASO.
Mapa do fluxo de visitação da exposição. O visitante entra pelo canto superior esquerdo da sala e caminha até o canto superior direito para observar o Fitocatálogo. Em seguida, caminha até o canto inferior direito para observar a instalação "Lá em casa tem um pé. Por fim, caminha até o canto inferior esquerdo para visualizar a seção "Meu dia no Parnaso" e se direciona à saída da exposição.
Fitocatálogo

Coleção de cartões com informações sobre plantas do entorno do parque, seus usos tradicionais e características;
Lá em casa tem um pé

Espaço onde são exibidos vídeos compartilhados por habitantes do entorno do parque;​​​​​​​
Meu dia no Parnaso

Mapa interativo em que os visitantes compartilham entre si seus lugares favoritos no parque e suas emoções durante a visita, por meio do posicionamento de ímãs e post-its colados sobre o mapa.
Mapa interativo do Parnaso com ímãs para marcar lugares favoritos e post-its para escrever sobre a visita.
Identidade Visual

Foi construída uma identidade visual para a exposição, composta de logo, paleta de cores e grafismos.
Processo de definição da paleta de cores organizado em tabela de referências visuais.
Logos positivas e negativas do projeto Fitomemórias, compostas pelo empilhamento vertical dos morfemas "FITO-" "-MEMÓ-" "-RIAS".
Paleta de cores digital do projeto composta pela cor primária #FFCC25 (amarelo), as cores secundárias #EA7E3D (laranja) e #C4654E (vermelho-telha) e as cores terciárias #4B99BE (azul-celeste) e #94BC48 (verde-claro).
Quatro grafismos do contorno de flores  sobre fundo cinza. A primeira é azul e as demais amarelas.
Vídeo de apresentação do projeto com narração e imagens da exposição.
Ilustração de um homem e uma mulher conversando de máscara. Estética: cores chapadas sem contorno.
Com a exposição, espera-se a troca de saberes entre botânicos amadores, funcionários do parque e moradores do entorno que compartilham de um interesse sobre plantas.

You may also like

Back to Top