Mesa Interativa
Por Mariana Menezes e Pedro Haddad
Contexto:
O Departamento de Design da PUC Rio estabeleceu parceria com o Instituto Pretos Novos (IPN), localizado na Gamboa, RJ, para desenvolver projetos para o local. O museu, que conta com um sítio arqueológico, possui um acervo voltado a valorizar, conservar e pesquisar o patrimônio africano e afrobrasileiro. Muitos estudantes, principalmente do Ensino Fundamental II, frequentam o espaço em excursões escolares.
Objetivo:
Em nossa análise, identificamos que a exposição permanente do IPN é majoritariamente textual. Observando e visitando outras exposições voltadas para estudantes, enxergamos uma oportunidade de projeto: a exposição permanente do IPN como um espaço de conhecimento para alunos do Ensino Fundamental II.
Trabalhando esse tema, tínhamos o objetivo de facilitar o aprendizado com a exposição permanente.
Processo:
Para compreender qual seria nosso partido adotado, geramos e categorizamos diversas alternativas de soluções para o ambiente de acordo com nosso objetivo. As categorias foram: Digitais, Expositivos Auditivos, Expositivos Visuais, Interativos Analógicos, Participativos e Portáteis. Para determinar a linha de atuação do projeto, elaboramos alguns parâmetros que as alternativas selecionadas deveriam seguir: a solução deveria, por exemplo, ilustrar os conteúdos explicados por professores e palestrantes do instituto, permitir a participação individual ou grupal e não deveria demandar alterações nos objetos expositivos pré-existentes.
Modelos:
Tendo definido a categoria dos Interativos Analógicos como a mais adequada para o museu, partimos para a confecção de modelos físicos de alternativas. Esses modelos tinham o intuito de compreender as possíveis interações que poderiam ser geradas entre conteúdos da exposição e alunos. Desenvolvemos um modelo de mapa em que se poderia ver regiões no passado e presente girando peças (esquerda), um caça-palavras (centro) que instigaria os alunos a lerem os conteúdos dos painéis já existentes na exposição e uma espécie de ábaco (direita) que disporia informações sobre as descobertas arqueológicas do museu em ordem cronológica. Essas informações estariam inseridas atrás de uma imagem e poderiam ser reveladas conforme a curiosidade do visitante, ao girar as peças.
Maquete:
Para compreender precisamente os espaços disponíveis para a colocação de um novo objeto expositivo, medimos toda a área da exposição permanente e elaboramos uma maquete do local.
Modelos Refinados:
Por meio da maquete, foi possível identificar um espaço livre para a colocação de um objeto expositivo, mantendo a circulação confortável. Por isso, direcionamos o projeto para a concepção de uma mesa interativa. Optamos por trabalhar os conteúdos de ambos os painéis do museu: história dos locais do Circuito de Herança Africana, de um lado, e descobertas arqueológicas, do outro. A interação com as informações presente no ábaco foi aprofundada, chegando ao conceito de eixos horizontais com peças móveis que o visitante poderia girar para revelar informações ou fotos. Houve a preocupação com a acessibilidade e a ergonomia da mesa, de modo que crianças ou pessoas de baixa estatura pudessem interagir com as peças móveis.
Resultado Final:
Com a execução dos modelos refinados, obtivemos a Mesa Interativa, um projeto que visa contar a história do instituto de maneira interativa e visual, facilitando o aprendizado dos visitantes. Todas as peças móveis foram elaboradas de acordo com as informações do museu, prezando a fidelidade aos conteúdos apresentados. A mesa interativa tem o intuito de somar à exposição permanente do IPN, trazendo uma nova perspectiva sobre a geografia que circunda o museu e ilustrando as descobertas arqueológicas realizadas.
Validação:
Com os modelos finais, realizamos a validação de nossa solução levando-a ao instituto e testando com estudantes, professores e coordenadores. Obtivemos uma grande empolgação por parte de nosso público-alvo, o que foi gratificante. Agradecemos a todos os envolvidos no Instituto Pretos Novos, pois nos permitiram desenvolver este projeto.
Conclusão:
Este projeto nos permitiu trabalhar com a interatividade em exposições, trazendo informações de maneira visual e conforme a curiosidade das pessoas. Agradecemos aos que leram até aqui!